Fazenda no Pantanal de MS vai sediar prova da raça bovina Senepol

Touros jovens passarão por análise técnica ao longo de nove meses na fazenda San Francisco, localizada em Miranda, MS, sob reais condições da pecuária de corte brasileira, com o objetivo de identificar animais melhoradores.

Campo Grande (MS) – A Fazenda San Francisco, localizada a 236 km de Campo Grande, vai sediar a 5ª Edição do PADS – Prova de Avaliação de Desempenho do Senepol, uma prova a pasto que possibilita a criadores de gado Senepol de todo o Brasil a colocarem seus touros jovens à prova visando o melhoramento genético da raça.

O objetivo é selecionar animais de destaque com base em critérios técnicos de seleção, visando o melhoramento genético, divulgando assim os benefícios da raça. Os animais inscritos irão passar 280 dias em pastagens de alta qualidade, recebendo suplementação alimentar leve, para serem avaliados.

Aqueles que se destacarem na PADS serão classificados como elite, terão sua genética ofertada para criadores da raça que desejam fazer o melhoramento genético com touros jovens, aumentando assim o ganho genético em um menor intervalo de tempo. Os demais touros classificados como Elite e Superiores no PADS serão ofertados para aqueles que buscam aumentar sua produtividade utilizando a raça Senepol na produção de pecuária.

A promoção e a organização é do Núcleo Brasileiro de Melhoramento do Senepol (NBM Senepol), com supervisão do Programa Geneplus, serviço especializado de melhoramento genético animal da Embrapa Gado de Corte.

A Fazenda San Francisco tem fácil acesso rodoviário e conta com uma ótima estrutura para receber os animais, com invernadas formadas, equipe técnica capacitada e infraestrutura adequada para as práticas de manejo exigidas ao longo da realização da prova, tais como currais, tronco de contenção e balança.

Para o criador Roberto Folley Coelho, proprietário da Fazenda San Francisco e anfitrião desta 5a edição, o PADS é uma referência na pecuária brasileira: “Esta é a segunda vez que estamos sediando a prova. São nove meses a pasto abrangendo dois períodos do ano, o seco e o chuvoso, o que oportuniza aos animais exprimirem seu potencial produtivo em diversas condições”.

Critérios técnicos de seleção

Roberto ressalta que o método é totalmente imparcial, pois se sustenta em informações técnicas: “É uma forma de refletir as reais condições de produção e o produtor ter uma noção verídica do potencial de seu plantel”.

Na terceira edição do PADS, Roberto Coelho teve um de seus touros selecionados. O Astral da SAN foi o destaque da prova, junto com outros três touros Elite, que foram designados para coleta de sêmen no Programa Avaliação de Touro Jovem – ATJ-Plus daquela edição. Atualmente o Touro Astral da SAN é um dos animais de destaque da raça, contratado pela ALTA Genétics.

Lucas Nascimento Silva, zootecnista do Programa Geneplus e técnico da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol, sublinha que durante o PADS são avaliadas características como tipo racial, peso, ganho médio diário, perímetro escrotal, conformação frigorífica, área de olho de lombo e espessura de gordura subcutânea.

“Os touros que apresentarem melhores resultados irão para a central de coleta de sémen e distribuído através do ATJ-Plus – Avaliação de Touro Jovem. Os demais touros participantes da prova estarão convidados para o leilão de touros avaliados pelo PADS que ocorrerá alguns meses após o término da prova”, explica Lucas.  

Características da raça

O Senepol é classificado como uma raça taurina adaptada, uma vez que foi formada a partir do cruzamento entre duas raças taurinas e selecionada sob condições tropicais de produção. A raça vem se destacando no mercado nacional e ganhando cada vez mais adeptos de sua criação.

Suas principais características são: porte médio; pelos curtos e de cor vermelha; ausência de chifres (mocho); boa habilidade materna; temperamento dócil; precocidade sexual aliada à alta libido; longevidade; carne macia; boa tolerância ao calor (condições tropicais) e à ecto/endoparasitas.

Informações

Entrada dos animais: 29 de junho a 2 de julho de 2015

Término: 8 de abril de 2016

Local: Fazenda San Francisco, Miranda-MS: BR-262, Km 563 (a 236 km de Campo Grande)

Mais informações:  Lucas N. Silva, Técnico do Geneplus e da ABCB Senepol

[email protected], fone (67) 8121-9034 e Carolina Coelho, assessora de comunicação, fone (67) 9980 9044.

 

Convite 5a edicao PADS Senepol

Uma ideia sobre “Fazenda no Pantanal de MS vai sediar prova da raça bovina Senepol”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *