Com o apoio da ABCB Senepol, UFU realiza avaliação do taurino tropical

A 1ª Edição da Prova de Eficiência Alimentar de Touros Senepol identificará os animais que estão prontos para produzir de forma eficiente e lucrativa para o plantel.

 

O avanço da pecuária nacional pressiona os pecuaristas a utilizarem animais eficientes e que podem render bons frutos para o criatório. Para identificar bovinos que atendem às necessidades do mercado, será realizada a 1ª Edição da Prova de Eficiência Alimentar de Touros Senepol.

A prova será desenvolvida na Vitrine Tecnológica da Fazenda Capim Branco, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), tendo o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol). O teste se propõe a realizar a avaliação dos touros da raça Senepol em relação ao consumo alimentar residual (CAR), tendo como objetivo central identificar animais com bom desempenho para eficiência alimentar.

A prova será realizada com 25 animais, no mínimo, sem exceder 55 taurinos, tendo como critério de preenchimento das vagas a ordem de inscrição, realizada através do e-mail da professora doutora Carina Ubirajara (carinauf@famev.ufu.br). Os pecuaristas devem preencher a ficha de inscrição e encaminhar para o endereço eletrônico entre os dias 05 e 09 de janeiro de 2015.

Segundo os critérios necessários para que os animais participem da prova, o criador deve inscrever os touros que tenham registro genealógico de nascimento (RGN) e que nasceram entre 01 de outubro e 30 de novembro de 2013. Cada criador pode inscrever, no mínimo, um animal e, no máximo, cinco touros Senepol.

A prova consiste na classificação dos animais pelo cálculo do CAR, através do GrowSafe. As mensurações realizadas com a ultrassonografia de carcaça (área de olho de lombo, acabamento e marmoreio), ganho em peso, perímetro escrotal e altura serão complementares.

Outras exigências para participar da avaliação: apresentar atestado negativo de brucelose e tuberculose bovina, RGN e contrato assinado, em duas vias. A prova terá início no dia 26 de janeiro, com término agendado para o dia 27 de abril de 2015.

 

Veja aqui o Regulamento no site da ABCB Senepol.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *